terça-feira, 29 de julho de 2014

Para gostar de Vaporpunk! (Luciano Bastos)

Matéria publicada originalmente em 3 de março de 2003 no blog Saia da Masmorra.

Reproduzido com autorização do autor.



Imagine a Era Vitoriana em todo seu glamour e explendor cavalheiresco, salões espelhados amplamente iluminados! Cavalheiros e Damas bem vestidos exibindo suas medalhas e jóias! A tecnologia fantásticas de máquinas como dos romances de Júlio Verne e Arthur Conan Doyle sendo misturadas, anacrônicamente, á armas elétricas, máquinas do tempo, membros artificiais vapor-mecânicos... agora acrescente Fadas, Dragões, Anões, Ocultistas Magos e donzelas aventureiras, Fortalezas bélicas voadoras e castelos mágicos! Esse é o mundo de castelo Falkenstein. 


Castelo Falkenstein foi lançado no Brasil pela editora Devir em 1998 mas infelizmente é pouco jogado em nossos eventos! O cenário é a Europa Vitoriana Vaporpunk,  onde engenheiros do vapor e cientistas loucos inventam fantásticas máquinas capazes do melhor e do pior!


Castelo Falkeintein foi escrito por Michael Alyn Pondsmith e ilustrado pelo maravilhoso trabalho de William C. Eaken é um jogo ganhador de vários prêmios incluindo de melhor jogo em 1994 e sistema mais criativo, é uma revolução nos RPGs em um período dos jogos de RPG em que a interpretação estava mais em alta que os sistemas clássicos de fantasia e ficção.



Para completar sua elegância e inovação Castelo Falkenstein não utiliza dados nem planilhas como os RPGs comuns, cada jogador possui um diário para seu herói onde constam as habilidades em que ele é melhor, divididas em Fraco, Médio, Bom, Ótimo, Excepcional, Extraordinário e não há uma lista fixa, tais habilidades e perícias podem ser absolutamente qualquer coisa que o jogador imaginar!




Para ajudar a resolver ações usamos cartas cujos naipes estão associados a elementos como:


          Copas: Atividades emocionais e românticas

          Ouros: Atividades mentais e intelectuais

          Paus: Atividades físicas

          Espadas: Atividades sociais e relacionadas com status

As cartas podem ser usadas de 2 maneiras:


1° Seu valor nominal total é usado para aumentar o valor final de um teste. Ou seja um 10 de Espadas seria realmente um +10 no caso de um teste de sedução. Já um 8 de Paus seria realmente +8 para somar ao teste de saltar.


2° Seu valor nominal é ignorado e ela conta como +1 (não importando o valor nominal  da carta) para qualquer outro teste que não seja do mesmo naipe.





Para ajudar no prazeroso processo de mestrar Castelo Falkenstein um outro grande fã do jogo construiu um excelente escudo do mestre que pode ser baixado neste endereço, impresso e plastificado para servir ao propósito.


http://rpgdopc.blogspot.com.br/2012/07/falkenstein-escudo-do-anfitriao.html



A temática Steampunk já virou uma mania mundial e uma excelente opção para um Live Action com apelo visual sem paraleos (o problema é usar as fantasias no excelente clima Brasileiro!).


Como sempre estarei no evento com a mesa e os jogadores que quiserem jogar só precisam me mandar um e-mail ou mensagem no Facebook.


Como todo jogo da R. Talsorian games (Sim! A mesma empresa que criou o fantástico Cyberpunk 2020, que receberá nova versão em breve!) Criei cartas (como na minha mesa de Cyberpunk já narrada em nosso evento) para facilitar no dia do jogo e criar uma sensação de imersão com suas ilustrações, fotos e informações para jogo. (Caso alguém queira imprimir as cartas, elas são do tamanho de cartas de Magic e podem usar os shields comuns)




Os personagens representam as classes mais incomuns e bacanas para o cenário, só não coloquei um cientista louco Vaporpunk por causa do tempo de jogo e dos recursos para tal personagem. Cada personagem já tem sua história, dados do diário e estatísticas básicas. Lembrando que o jogo não utiliza dados e sim cartas de baralho comum.







Mantive informações para serem definidas pelos jogadores dada leveza do sistema e a facilidade com que eles podem ser adaptados.



Bem é isso! Espero que todos gostem, como sempre a mesa estará aberta e quem for chegando vai pegando os personagens!

Fiquem com Deus!

Luciano Mota "Tolkien" Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário